Cemitério Vila Formosa

Cemitério Vila Formosa

cemiterio_vila_formosa

Entrada do Cemitério Vila Formosa

O Cemitério Vila Formosa, considerado o maior da América Latina, com uma área total de 763.175m², é a segunda maior necrópole do mundo, só perdendo em tamanho para o cemitério de Wadi-Al-Salaam (Vale da Paz) em islâmico, localizado na cidade sagrada de Najaf no Iraque. Compreende a união de duas necrópoles, o Cemitério Vila Formosa I e II. O primeiro, o Formosa I, foi Inaugurado em 14/08/1949, possui 80 mil sepulturas e 40 mil ossários. O segundo, o Formosa II, e em 1976, possui 30 mil sepulturas e 55 mil ossários. Ambos são interligados entre si.

Ocupa a 4ª maior área de propriedade municipal de São Paulo, perdendo em tamanho somente para o parque do Ibirapuera,  parque Anhanguera e pelo parque do Carmo, sendo assim assim um ótimo espaço arborizado para a cidade de São Paulo, considerado o pulmão verde do bairro, é utilizado pelos residentes do bairro para caminhadas e pelas crianças nas férias para se empinar pipas.

Compreende um quarteirão enorme que vai desde a Av 19 de Janeiro até a Av João XXIII. Data de sua fundação em 20 de maio de 1949, desde então calcula-se que 1,5 milhão de sepultamentos tenham acontecido neste cemitério. Cemitério utilizado pela camada mais humilde da população, estima-se que sejam sepultadas atualmente  mais de 40 pessoas diariamente, uma média de 1200 sepultamentos mensais. Possui 3 entradas, uma pela R Maria Vieira Ribeiro na parte de trás do cemitério, podendo por essa entrada se chegar a uma das duas capelas ali localizadas, duas outras entradas ficam pela Av João XXIII, uma delas dá entrada para administração e capela e a outra dá acesso para o velório.

novo_velorio_vila_formosa3

Novo Velório

O Cemitério é mantido pela prefeitura de São Paulo, que mantém no local espaço para realizações de velórios, o maior da cidade, com 18 salas.

Desaparecidos Políticos

Nesta necrópole acredita-se que tenham sido enterradas algumas vítimas da repressão militar, durante a ditadura, sepultados em valas comuns. o Vila Formosa teria sido usado para essa finalidade até o ano de 1971, quando foi inaugurado o "Cemitério Dom Bosco, em Perus”. Todos os anos parentes dessas vítimas comparecem no dia de finados para homenageá-las, acreditando que um dia a verdade virá à tona.

 

cemiterio_vila_formosa

Grande área verde

 

Projeto para um Futuro Parque

Comenta-se que exista um projeto, para que parte do Cemitério Vila Formosa, 95 mil metros quadrados sejam transformado em um enorme Parque Ecológico. Com nascentes que ali foram preservadas e plantas nativas da região, para que dessa forma venha a  ser utilizada como Área de Lazer pela população local. Para caminhadas, corridas, visitação e espaço de lazer em geral, já que nessa parte do cemitério se constatou que existe um lençol freático, por isso não poderão ser realizados sepultamentos no local. Concluindo este projeto, comenta-se também a realização de um museu histórico familiar, o qual contaria a história de outras épocas, arquitetura e arte. Parte do acervo a ser exposto virão de 300 túmulos hoje abandonados pelas famílias, a que se tem interesse para o museu.

Endereço:
Av. João XXIII, 2537 / Av. Flor de Vila Formosa, s/n
Vila Formosa
São Paulo - SP
2781-3755 
2783-1047

Horário de Funcionamento:
Cemitério: das 8:00hs às 17:00hs
Velório: 24 horas

 

Curiosidades

Futuro Piscinão

Piscinão Cemitério da viIla Formosa

Futuro Piscinão

Com uma enorme extensão, o antigo velório dará lugar a um futuro piscinão que abrigará águas do rio Aricanduva. Terá uma capacidade para 20.000 m³. O rio Aricanduva capta água de toda a região abrangendo uma área de 100 km², e abrange os bairros de Tatuapé, Vila Formosa, Carrão, São Mateus, Vila Matilde, Penha, Cidade Líder, Itaquera e Parque do Carmo.

 
 

 

Cruzes Retiradas

cruzes Cemitério da VIla Formosa

"Cruzes"

Todas as cruzes de concreto estão sendo aos poucos retiradas, pois estavam se transformando num enorme transtorno ambiental.

 
 

 

 

Santa Popular:

Santa Popular Vila Formosa

Santa Popular Vila Formosa

Considerada uma Santa Popular do Cemitério da Formosa, Débora Campos de Oliveira, foi uma criança que aos 5 anos de idade, fora brutalmente assassinada na zona leste, em 1983. Atualmente seu túmulo é visitado por muitas pessoas, que procuram alcançar alguma graça.

Localização do Cemitério Vila Formosa

Localizado no bairro da Vila Formosa, o Cemitério da Vila Formosa possui três entradas. Uma delas pela parte de trás do cemitério na rua R Maria Vieira Ribeiro s/n, que dá acesso a uma das capelas do cemitério (são duas no total). Outras duas ficam na Av. João XXIII, uma dando acesso para Administração e para a outra capela (também utilizada para velórios curtíssimos). E um pouco mais em cima a entrada para o Velório.

mapa cemiterio vila formosa

Mapa

 

Como chegar

Localizado entre várias avenidas importantes, pode se chegar até a Necrópole Vila Formosa pelas avenidas Carrão, Aricanduva, Radial Leste, Abel Ferreira, Eduardo Cotching, dentre outras.

 

Summary
Reviewer
Cemitério Vila Formosa
Review Date
Reviewed Item
Cemitério Vila Formosa
Author Rating
4

 

Videos Relacionados

Méritos para Carlinhos Maldonado

Méritos para
Reportagem Jornal da Gazeta
https://www.youtube.com/user/jornaldagazeta

Anúncio:

floricultura_cemiterio

Como Chegar:

Linhas de Ônibus

onibus para cemiterio

Ônibus que passam no Cemitério Vila Formosa

CEMITÉRIO DE VILA FORMOSA (Av. João XXIII, 2537)

3306 Itaquera - Term. Pq. D. Pedro II
3303 COHAB Prestes Maia - Term. Pq. D. Pedro II
351F Jaçanã - Term. Vila Carrão
233A Jd. Helena - CERET
233C Term. A. E. Carvalho - CERET
3749 Guaianazes - Term. Vila Carrão
3032 Term. Vila Carrão - Circular
3062 Cj. José Bonifácio - Term. V. Carrão
3759 Jd. São Pedro - Metrô Tatuapé
3760 Jd. Cibele - Metrô Tatuapé
3764 Santa Bárbara - Metrô Tatuapé
342M Terminal São Mateus - Term. Penha
2100 Terminal Vila Carrão - Praça da Sé" - Circular
2290 Terminal São Mateus - Term. Pq. D. Pedro II
309N Vila Nova York - Term. Pq. D. Pedro II
3405 Jd. Soares - Pq. D. Pedro II
3750 Conj. José Bonifácio - Metrô Belém
574T Term. Sapopemba/Teotônio Vilela - Metrô Carrão
3774 Jd. Soares - Metrô Tatuapé
3763 Term. Vila Carrão - Metrô Carrão
3778 Jd. Santa Terezinha - Metrô Carrão
3745 Jd. Imperador - Tatuapé
574J Metrô São Judas - Term. Vila Carrão
573T Term. Sapopemba/Teotônio Vilela - Metrô Carrão
233F Term. A. E. Carvalho - Term. Vila Carrão

 

Anúncio:

Floriculturas Que Atendem o Cemitério Vila Formosa

coroa de flores taquari

Coroa de Flores Taquari

Com mais de quinze anos de experiência, dispomos de Coroas de Flores, com pronta entrega no Cemitério Vila Formosa.

Velório

Velório do Cemitério Vila Formosa

Velório do Cemitério Vila Formosa

Com Funcionamento 24 horas o Velório da Vila Formosa possui estacionamento também 24 horas, localizado dentro do próprio cemitério, o estacionamento é gratuito, local bem tranquilo e  seguro,  pelo menos até o momento não se tem noticias de problemas com delinquentes neste local, Conta com uma cabine da GCM dentro do Velório Vila Formosa, tem 12 salas de velórios amplas e bem iluminadas, distribuídas por três corredores, conta também com uma lanchonete que também funciona 24horas na parte interna do velório.  Telefone do Velório: 11 2606-8714

Saiba mais:

Velório Cemitério Vila Formosa

Telefones

Administração: 2783-1047 / 2781-3755
Velório: 2717-0154

Famosos Sepultados:

Cantor MC da Leste, sepultado em
8 de julho de 2013.

 

Faça uma Homenagem:

Deixe Abaixo nos Comentários uma Frase de Homenagem ao Seu Ente Querido Sepultado Nesta Necrópole.

 

aviso

21 Comentários

  1. waldemar alves rocha

    gostaria de saber a data do sepultamento de otavia alves rocha peixe ou simplesmente otavia peixe falecida aproximadamente março de 2014 ou março de 2013

    • cemiterio.net

      Waldemar, boa tarde
      A melhor maneira de saber tal resposta seria se dirigir ao Cemitério de Vila Formosa, ir até a administração, e com esses dados fazer a pesquisa.
      Segue telefone da administração do Cemitério Vila Formosa: 11 2783-1047 / 2781-3755
      Velório: 2717-0154.

  2. Ademercio Bernardo de Oliveira /// Bauru SP>

    meu pai foi sepultado em 1990 e seus ossos está no muro no ossário 1.900 GL-58-B no livro 38- folha 105 , nome APARECIDO DE OLIVEIRA . gostaria saber o procedimento p / transferir p/ BAURU- SP. , qual documentos precisa e quanto custa as despesas , por informe p/ este email grato p/ atenção.

    • Edição

      Ademercio Bernardo, boa tarde
      essas informações obter direto
      no telefone do Cemitério Vila Formosa:
      11 2781-3755
      11 2783-1047
      11 2717-0154

  3. Marcela

    Boa noite gostaria muito localização do meu falecido pai, (José de paula Filho) eu sei que a data é 1994 e foi no cemiterio da vila formosa ou endereço mais próximo do cartório pra obter maiores informações, (por favor urgente) muito obrigado…
    Marcela (à filha).

  4. Marisa monteiro

    Moro em Salvador,BA.gostaria de saber se a como pesquisar se meu pai foi sepultado neste cemitério. Há como eu fazer pesquisa pela internet.?

    • Edição

      Marisa, boa tarde
      Acreditamos que não, a maneira de se fazer isso é se deslocando até o local
      e fazer pessoalmente ou tentando no telefone da administração do cemitério vila formosa
      pelo tel. 11 2781-3755 / 11 2783-1047. É importante saber o período (data) de falecimento.

  5. Suelen

    Prezados Bom Dia

    Por gentileza gostaria de saber qual o custo para desenterrar um corpo sepultado em 18/02/2012?

  6. Nathalia Mariz Ferreira

    gostaria de saber como chego no cemitério , moro em Taboão Da Serra . preciso ver o tumulo de Daniel Pedreira Senna Pellegrini , ele nasceu 30/10/1992 e faleceu 07/072013… me ajudem a chegar no cemitério

  7. Joao paulo

    Seu Comentário *
    o endereço do cemitério formosa I não seria
    Av flor de vila formosa, pois na av maria vieira ribeiro nao possui nenhum portão de acesso

  8. Joao paulo

    Seu Comentário *
    nathalia mariz ferreira
    para chegar até o cemitério vila formosa
    pegue o metrô descer na estação belem e pegue o onibus (do lado da Radial leste, na catraca à esquerda) 407r terminal carrão ele passa em frente ao cemitério

  9. Sergio Gonçalves

    Uma mulher de fibra que nos ensinou a verdade ter humildade e simplicidade saudades eternas minha vo amada thereza Hilário Gonçalves que nos deixou no dia 18/01/16

  10. ROSANA LETICIA GONÇALVES

    QUERIA E RECLAMAR AS AUTOROIDADES RESPONSAVÉIS PELO CIMITERIO VILA FORMOSA PELO MATO ALTO E SUJEIRA ALÉM DE NÃO POSSUIR PATRULHAMENTO INTERNO LEVANDO VANDALOS A SUBITRAIR AS CAMPAS E A SEGURANÇA DAS FAMILIAS QUE NOS ULTIMOS MOMENTOS COM SEUS FAMILIARES NÃO TENHAM SUSSEGO ATÉ NA MORTE.
    UMA VERGONHA DE ADMINISTRAÇÃO

  11. Rodrigo

    descanse em paz vózinha Benedita Maria Rocha, te amo e sempre te amarei, um dia agente se emcontra e que Deus abençoe tua alma sempre minha guerreira.Pai nosso que estais no céu santificado seja o vosso nome venha a nós ao vosso reino seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu o pao nosso de cada dia nos dai hoje perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido nao nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mau amém. Ave maria cheia de graça o senhor é convosco bendita sua vós entre as mulheres bendito é o fruto do vosso ventre Jesus Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte Amém, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo Amém. saudades vózinha

  12. Liura Sanchez Lauri

    Eu nasci na Vila Formosa, estranhamente, passei minha infância nesse Cemitério, pois além das sepulturas ele é extremamente arborizado! Já o vi passar por maus bocados, mas nunca como o momento atual…
    Fui visitar algumas sepulturas de parentes com minha irmã e meu pai e não acreditei na cena da volta: perto dos ossários que ficam ao lado da Avenida João XXIII, debaixo de uma grande árvore, antes de chegar no velório, um bando de urubus (cerca de 6) estava no chão, fazendo aquelas manobras típicas de urubu, só que em cima de um tecido que era, nitidamente, de dentro de algum caixão!
    Eu não tenho como descrever a revolta que tomou conta de mim! Já estava engolindo seco por encontrar pelo caminho várias vértebras e patelas, além de adereços de caixões no meio da terra que é colocada pra cobrir os túmulos recentes… Agora, essa cena, foi dantesca! Estou chocada e, sinceramente, gostaria de alguma satisfação por parte de vocês. Se possível, de algum planejamento ou intervenção mais pontual que pudesse ser feita nesse local…
    Para os que acreditam é a última morada, seria necessário ter – pelo menos – algum respeito com as pessoas que ali frequentam…
    Eu estou disponível para contato por InBox.
    Aguardo alguma providência, já que os canais de contato da Prefeitura só deixam claro o quanto de burocracia pode haver num simples envio de indignação!
    #cemiterio #cemiteriodavilaformosa #urubu #ossos #PrefeituradeSãoPaulo #PMSP

  13. Lindomar de Fatima Tajima

    Cemitério que desrespeita o cidadão. Os proprios funcionários pedem dinheiro para cuidar dos túmulos e uma série de irregularidades.

  14. Jonathan

    Hoje brilha o céu com a sua chegada

  15. Camila Machado

    A saudade é grande, o amor é pra sempre !
    Dugair Luiz Machado <3

Escreva uma Homenagem ao seu Ente Querido!
E se este site foi útil para você
Deixe seu comentário!
Ele será muito importante para nós!

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nome*

Email*

Website